COMO AVERBAR MEU IMÓVEL?
Projetos
Projetos
COMO AVERBAR MEU IMÓVEL?
Averbação é o ato ou efeito de averbar, anotar, registrar. Averbação modifica o teor do registro, e é feito por determinação judicial, e esse procedimento dá eficácia e segurança aos atos jurídicos. Averbar o seu imóvel é uma das formas de garantir segurança e valorização do seu bem ao se preservar os direitos que envolvem tanto o imóvel como as pessoas interessadas nele. Um imóvel sem a devida documentação poderá trazer problemas para você ou para seus herdeiros. Desta forma, quando se compra, vende, constrói, destrói ou realiza qualquer alteração no imóvel ou na documentação de proprietários é necessário fazer o devido registro. Imagine que você comprou um imóvel (casa, terreno, chácara, apartamento, etc), a primeira providência que deve ser tomada é a escritura de compra e venda. Então no cartório de registro de imóveis será lançado no histórico do imóvel mais um registro dizendo que agora você é o legítimo proprietário daquele imóvel.
Desta forma seu imóvel terá um histórico de registros ou de averbações, quando você precisar poderá solicitar uma matrícula do imóvel que nada mais é do que a relação em ordem sequencial de todos os registros ou averbações que foram feitas a ele e assim poder constatar quem é o legítimo proprietário, qual a condição do imóvel, se existe construção e qual o tipo de construção de uma casa, se ele está financiado ou não e assim por diante.
Onde averbar um imóvel?
A averbação de imóvel é realizada no Cartório de Registro e seu custo geralmente é informado mediante uma análise do que será efetivamente averbado.
Abaixo segue a lista dos documentos para a averbação de construção ou ampliação de construção. Confira:
Requerimento do interessado, com firma reconhecida, dirigido ao Oficial de Registro de Imóvel da localidade do lote, solicitando a averbação da construção;
Habite-se, expedido pela Prefeitura do seu município, que serve para comprovar que aquele imóvel pode ser habitado;
Certidão de conclusão da obra, expedido pela Prefeitura, informando o número oficial dado à casa construída, bem como a metragem da sua construção;
Certidão Negativa de Débito (CND), emitida pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Para entrar em contato, clique AQUI.