COMO PROJETAR UMA LOJA NO SHOPPING
Criar um projeto de arquitetura de loja necessita levar em conta muitos detalhes, como, pensar no público alvo, na maneira de melhor atendê-lo, integrar a identidade visual da marca, escolher o mobiliário e encaixá-lo da melhor forma para tornar o ambiente atrativo. Fora o Projeto Arquitetônico, são exigidos os seguintes projetos: Elétrico, Hidráulico, Estrutura metálica do mezanino, Segurança contra Incêndio e Pânico, Ar Condicionado, etc. conforme a normativa específica de cada Shopping.
A grande vantagem de se ter uma loja no shopping é por ser um ambiente fechado e mais seguro, que conta com um projeto arquitetônico que estimula as pessoas a circularem por seus corredores olhando para as vitrines.
Até mesmo antes de escolher o ponto em que a loja ficará, vale a pena entrar em contato com um arquiteto ou escritório de arquitetura com experiência na criação de projetos comerciais. Estes profissionais já estão acostumados a criar projetos de arquitetura para todo tipo de loja.
É importante que o arquiteto e sua equipe tenham conhecimento não só das tendências arquitetônicas, para deixar a loja bonita e convidativa, mas também da parte técnica, no que diz respeito a legislação e normas técnicas que regem este tipo de obra, pois para construir uma loja num shopping, é necessário que a administração aprove o projeto arquitetônico da loja e que ele seja assinado por um responsável técnico.
Iniciar o projeto de uma loja em um shopping sem o auxílio de um arquiteto pode ser um erro que pode levar a desvalorização do empreendimento. Ter um projeto bem fundamentado, com layout único, espaço otimizado e iluminação bem definida, valoriza as mercadorias, atrai os clientes para a loja e é sinônimo de sucesso.
Segue abaixo os pontos essenciais para desenvolver uma vitrine de sucesso:
Dimensionamento
Você tem que ter em mente que irá colocar manequins e materiais de visual merchandising dentro dessa vitrine, móveis, recursos para poder atrair mais a visão do público. É importante deixar um espaço diferenciado para fazer as propagandas referentes às datas comemorativas.
Posicionamento
Definir dentro daquela fachada o melhor posicionamento da vitrine, onde ela fica mais visível. Analisar onde estará os maiores fluxos de pessoas, ou seja, definir o melhor local para facilitar a visualização.
Colocação de espelhos
Uma dica importante é usar os espelhos nas laterais, nunca de frente para o público. Quando o espelho fica de frente, os clientes podem perder o foco de olhar os produtos e se distraírem se olhando no espelho.
Ao colocar os espelhos nas laterais você duplica aquela vitrine dando uma sensação de profundidade, que ela é ainda maior. Então, você pode usar espelhos sim, mas que seja bem estudado para atrair as vendas.
Iluminação
Iluminação é tudo! Capriche e estude muito bem as formas de exposição, ela que vai intensificar as peças e dar os destaques para atrair o público dentro da loja.
Letreiro
O letreiro deve ser bastante explorado. Você pode usá-lo de diversas formas e ainda contar com o recurso da iluminação para destacar na fachada. Explore a marca, evidencie bem para que seja gravado e consiga a eficiência comunicativa que se espera.
Levando em conta todos esses detalhes, é possível criar uma loja de SUCESSO!!!